

Doçaria Conventual e Regional
Moderado
Palha de Abrantes
Aprenda aqui a fazer este maravilhoso doce de origem conventual que é o doce mais célebre de Abrantes.
Conta a tradição que a denominação Palha de Abrantes se encontra associada ao movimento fluvial que em tempos animava o Tejo. Abrantes era um porto de paragem no abastecimento de, entre outros produtos, fardos de palha para os animais de tiro da capital, nascendo assim a citação "se queres palha vai a Abrantes".
Moderado
Queijadas de Vila Franca do Campo
A receita destas queijadas foi criada pelas freiras do antigo Convento de Santo André, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, Açores. São, por isso, uma das relíquias da doçaria conventual açoriana, sendo muito apreciadas e dos doces regionais mais procuradas da ilha.
Fácil
Biscoito da Teixeira
Conhecido também como pão podre, bolo da Teixeira ou doce da Teixeira, é um doce típico português, tradicional da região do Douro. De cor escura, moldado em forma retangular, e tradicionalmente confecionado em fornos a lenha, é um doce preparado de forma artesanal, tendo um sabor intenso e característico de canela e limão.
Fácil
Bolo de Mel da Madeira
Este bolo, tradicional da Madeira, caracteriza-se por uma cor escura devido ao mel-de-cana, é decorado com amêndoas e é um bolo denso, com frutos secos e especiarias. É tipicamente confecionado na época natalícia, sendo quase indispensável em todas as casas de famílias madeirenses nesta mesma época festiva.