
Géneros Alimentícios
Qualquer substância ou produto, transformado, parcialmente transformado ou não transformado, destinado a ser ingerido pelo ser humano incluindo os ingredientes utilizados no seu fabrico, preparação e tratamento.
Pesos, Equivalências e Ovos
Uma das coisas mais importantes para o sucesso de uma receita é seguir à risca as quantidades de ingredientes. O ideal é sempre o uso de uma balança de boa qualidade, pois é mais fiel com relação ao peso, sendo que industrialmente é obrigatório, mas, na falta desta em casa, você pode usar jogos de medidas-padrão que, em vez de peso, medem o volume dos alimentos.
Açúcar
O açúcar faz parte da família dos glícidos solúveis (também chamados hidratos de carbono), ditos açúcares de rápida absorção, por oposição aos amidos, de assimilação lenta. O termo açúcar, no singular, está legalmente reservado ao açúcar de cana ou de beterraba. As suas duas principais fontes são a cana-de-açúcar, nas regiões tropicais, e a beterraba sacarina, nas regiões temperadas.
Pontos de Açúcar
Aos diferentes estados de adição de açúcar com água, pela ação da fervura, dá-se o nome de calda de açúcar. Continuando o processo de fervura, obtêm-se os pontos de açúcar. Na generalidade, as proporções de água e açúcar são de 1 kg de açúcar para 0,5 l de água. Para determinar os diferentes pontos de açúcar, usa-se o processo baseado no aspeto físico da calda, avaliando a sua consistência. Também se pode utilizar um termómetro ou um pesa-xaropes.
Farinhas
A farinha é um produto obtido da moagem de grãos sãos de diversos cereais.
O trigo, o centeio e o milho são os mais utilizados para a produção de farinha para panificação.
A forma como se obtém a farinha tem variado ao longo dos anos e dos conhecimentos técnicos de cada época. Primeiro à mão, depois com recurso ao vento, à água ou aos animais e, mais tarde, através de meios mecânicos.
Produtos Lácteos
Produtos lácteos, são o grupo de alimentos que inclui o leite, assim como os seus derivados processados (geralmente fermentados). As fábricas que produzem estes alimentos pertencem à indústria de laticínios e caracterizam-se pelo manejo de um produto altamente perecível, como o leite, que deve ser mantido sob vigilância e analisado corretamente durante todos os passos da cadeia de frio até sua chegada ao consumidor.
Aditivos e Conservantes
Aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor, melhorar a sua aparência, aroma ou prolongar o seu tempo de conservação. Os corantes e os conservantes são os mais conhecidos, mas existem centenas de aditivos autorizados.