top of page

Arroz

O arroz é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.

Arroz

Cereal da família das gramíneas de sabor suave e neutro, o arroz é consumido por mais de metade da população do planeta. Utiliza-se em cozinha e em pastelaria e é a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassado pelo milho e pelo trigo.
Historicamente, sabe-se que os chineses e os indianos conhecem o arroz desde há 3.000 anos a.C. e que este cereal terá chegado à Europa pela mão de Alexandre, o Grande.
Desde o início dos anos 20 do século passado, que o arroz passou a ter um papel bastante importante na alimentação dos portugueses, principalmente no norte do país, sendo Portugal o terceiro produtor europeu, maioritariamente com arroz tipo japónica (carolinos e médios), em que 70% pertence à variedade Carolino Ariete.
Com mais de 25.000 variedades, a classificação deste cereal é feita segundo o tamanho do grão (longo, extralongo, agulha) e segundo o tipo de tratamento a que é submetido (integral, pré-cozido, refinado).
O arroz é um cereal rico em amido e desprovido de glúten podendo ser usado em pastelaria e panificação dietética e recomendado na doença celíaca.


VARIEDADES MAIS UTILIZADAS

• Arroz Carolino
Característico por possuir um bago pequeno e redondo, tem mais amido e está indicado para a confeção de arroz doce.
• Arroz Agulha
Com um bago maior e mais comprido que o tipo carolino, tem menos amido do que outras variedades.
• Arroz Vaporizado
Este tipo de arroz é submetido a uma lavagem em água morna e posteriormente a um tratamento com vapor. Com este processo elimina-se parte do amido do bago, o que facilita a sua cozedura não o deixando empapar.

Fundo
bottom of page