top of page

Produtos Lácteos

Produtos lácteos, são o grupo de alimentos que inclui o leite, assim como os seus derivados processados (geralmente fermentados). As fábricas que produzem estes alimentos pertencem à indústria de laticínios e caracterizam-se pelo manejo de um produto altamente perecível, como o leite, que deve ser mantido sob vigilância e analisado corretamente durante todos os passos da cadeia de frio até sua chegada ao consumidor.

Produtos Lácteos

LEITE

O leite é uma secreção nutritiva de cor branca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. Sendo que, quando se fala de leite, se trata sempre de leite de vaca, quando o não é, tal é referido em destaque, uma vez que o termo também caracteriza o suco de determinadas plantas ou frutos.


É comercializado nas seguintes apresentações:

• Pasteurizado ou leite do dia – Submetido a aquecimento a uma temperatura de 73°C/76°C durante 15 segundos.


• Ultrapasteurizado (UHT) – Submetido a aquecimento a uma temperatura de 145 °C durante 2 a 4 segundos.


• Esterilizado – Submetido a aquecimento a uma temperatura de 120°C/130°C, por um período alongado.


• Condensado – Produzido a partir da evaporação parcial da água do leite, adicionando-se açúcar.


• Pó – Produto obtido pela evaporação da água do leite.


O leite pode ser utilizado e consumido ao natural, na preparação de bebidas de cafetaria e em confeções de cozinha e pastelaria (confeção de bolos, gelados, etc).
Aos seus derivados, onde também está incluído, e que incluem o iogurte, a nata, a manteiga (ver informação na página 40), o queijo ou até o gelado, dá-se o nome de laticínios ou produtos lácteos e o seu consumo tem apresentado um enorme crescimento.


IOGURTE

Este derivado é obtido pela ação dos fermentos lácteos Lactobacillus bulgaricus e Streptococus termophilus sobre o leite. O iogurte contém um baixo teor de lactose e uma grande variedade de minerais, onde se destaca o cálcio.
É comercializado ao natural ou açucarado, em estado sólido ou líquido, com uma diversidade de aromas, polpas e/ou pedaços e, segundo o teor de gordura, pode ser considerado magro, meio gordo e gordo.


NATA

A nata ou creme de leite, é o produto obtido do leite pela concentração da sua matéria gorda e que apresenta um teor de matéria gorda superior a 12%. Elemento base na preparação da manteiga, destina-se ao consumo humano, de forma direta e indireta.
A legislação em vigor sobre rotulagem obriga a observação das seguintes expressões na sua comercialização: nata ligeiramente gorda ou nata para café, nata meio gorda, nata normal ou simplesmente nata e nata gorda (que utilizada em pastelaria tem que possuir 35% de matéria gorda).

Fundo
bottom of page