
Descrição:
As Glórinhas, também conhecidas como Argolas Douradas, são um doce maravilhoso típico do Porto que se pode encontrar em ponto grande ou mini, à base de massa folhada, doce de ovos e cobertura de calda glaceada. Conhecido e comercializado um pouco por todo o país, hoje em dia já não se vê muito por ser um pouco trabalhoso de fazer.

Ingredientes:
Massa:
Doce de ovos:
400 gr de açúcar
100 ml de água
18 gemas de ovo
Canela em pó q.b.
Cobertura:
500 gr de açúcar
250 ml de água
Preparação:
Folhado tradicional com três voltas simples e uma em livro:
Esticar a massa a massa, dar mais uma volta simples, deixar descansar 10 minutos e esticar a massa com cerca de 7mm de grossura.
Folhado de compra:
Emparelhar duas folhas de folhado e com um rolo esticar um pouco só para colar as folhas.
Cozedura:
Cortar as argolas utilizando um cortante redondo de 6cm e um cortante de 3cm.
Dispor as rodelas numa bandeja forrada com papel siliconizado e cozer no forno pré-aquecido a 200ºC até dourarem, cerca de 25 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer.
Doce de ovos:
Adicionar num tacho a água, o açúcar e levar ao lume a ferver até atingir ponto pérola (108-109ºc).
Retirar a calda do lume e adicionar dois terços da calda em fio nas gemas ligeiramente batidas, mexendo sempre com umas varas.
Virar novamente o preparado para o tacho com a restante calda, mexendo sempre.
Levar novamente ao lume médio, mexendo sempre com as varas, ao redor e no meio, até começar a engrossar e retirar de imediato do forno para não ficar muito um creme muito espesso.
Virar o creme para um tabuleiro, espalhar bem, colocar uma folha de papel vegetal ou pelicula aderente por cima, diretamente no creme e deixar arrefecer.
Depois do doce de ovos frio, passar as argolas folhadas no doce e colocar em cima de uma rede com um tabuleiro por baixo. Reservar no frio para solidificar um pouco o doce de ovos.
Cobertura:
Adicionar o açúcar e a água numa panela e levar a ferver até atingir ponto voar (115ºC - ferve 7 minutos).
Enquanto ferve, passar um pincel com água nas bordas da panela para remover salpicos.
Quando a calda atingir os 115ºC, retirar do lume e com as costas duma colher de pau, puxar a calda para os rebordos da panela e esfregar aos poucos com a colher de pau para esbranquiçar, misturando aos poucos com a calda até que esta se torne baça (esbranquiçada).
Retirar a calda do lume e com uma colher ou concha, cobrir as argolas com a calda.
Deixar escorrer e secar um pouco e transferir para uma travessa.
Observações:
Caso o doce de ovos esteja demasiado espesso, pode utilizar uma espátula para barrar as argolas ou diluir o doce de ovos com um pouco de calda de açúcar fraca, de forma a ficar mais fluído.
É possível mergulhar as argolas diretamente na calda em vez de cobrir na rede, mas pessoalmente acho mais fácil e mais limpo fazer na rede.
