
Descrição:
Esta é uma sobremesa maravilhosa para quem precisa de evitar açúcar e glúten, bem como para aqueles que simplesmente preferem comer alimentos mais nutritivos e saudáveis.
Tem uma deliciosa base de frutos e o recheio é composto por uma camada de baunilha cremosa e uma camada de framboesa, ambas com caju.
Apesar de requerer muitos ingredientes e dar um pouco de trabalho, é relativamente simples de fazer e o resultado é delicioso e não desilude!

Ingredientes:
Base:
85 gr de amêndoas, sem pele
40 gr de coco seco ralado
80 gr de tâmaras
1/4 colher de chá de sal marinho
1 c. de chá extrato de baunilha
1 c. de sopa de óleo de coco, derretido (se necessário)
Recheio:
225 gr de cajus, demolhados em água por 5 horas
2 c. de sopa de sumo de limão
1 c. de chá de extrato de baunilha
80 ml de óleo de coco, derretido
80 ml de mel
90 ml de água (se necessário)
125 gr de framboesas, frescas ou congeladas (descongelar completamente antes de usar)
Preparação:
Base:
Colocar todos os ingredientes (exceto o óleo de coco) num processador de alimentos e processar até que estejam na textura desejada (processar por mais tempo para obter uma textura mais fina).
Testar o preparado, retirando uma pequena quantidade da mistura e enrolar com as mãos. Se os ingredientes se unirem, estará perfeito. Se ainda não estiver, adicionar uma colher de sopa de óleo de coco até que a textura esteja certa.
Dividir a mistura por 6 formas largas de muffins ou de queijadas, previamente untadas de leve com óleo de coco. Prensar a mistura na base de cada forma com uma colher para ficar bem compacta.
Recheio:
No liquidificador ou no processador, adicionar o óleo de coco derretido, os cajus escorridos, o sumo de limão, o extrato de baunilha e o mel. Processar tudo até obter um creme grosso que não escorre. Caso o preparado se apresente demasiado grosso e com dificuldade em processar, acrescentar água aos poucos até obter a textura desejada.
Despejar cerca de dois terços do preparado na base de cada forma, nivelar a superfície com as costas de uma colher e levar ao congelador até solidificar a superfície.
Adicionar as framboesas no restante preparado e processar novamente até obter um creme homogéneo.
Dividir o preparado pelas formas e levar novamente ao congelador até solidificar, cerca de duas horas.
Para desenformar, aquecer um pouco a forma por baixo com um pano molhado em água bem quente e desenformar.
Servir gelado ou deixar descongelar durante 30 minutos antes de servir.
Decorar com framboesas frescas.
Observações:
Todo o processo pode ser feito com uma varinha mágica que seja de qualidade e com força, num recipiente alto.
É possível fazer apenas um só semifrio, numa forma de semifrio de 20cm.
Para manter congelado durante 5 a 6 dias, embrulhar as formas em pelicula aderente depois dos semifrios estarem congelados.
Conforme a humidade presente nos frutos a textura pode variar, dai que seja necessário controlar adicionando água ou óleo de coco caso necessário.
