top of page

Cavacas de Resende

Porções: 6 unidades

Tempo de Preparo: 90 minutos

Tempo de Cozedura: 40 minutos

Dificuldade: Fácil

 

Aprenda neste vídeo a fazer esta delícia da doçaria tradicional portuguesa, típica de Resende e conhecida desde tempos imemoriais, sendo que hoje em dia ainda é feita, por regra, à moda antiga, batida à mão e cozida nos fornos a lenha, tal como faziam no tempo dos nossos avós.


Receita de Cavacas de Resende


“Ò freguesinho, não vai meio arrátele? Olhe que são de Resende!”, era desta forma que as doceiras do concelho apregoavam, no século XIX, um dos doces regionais mais deliciosos e apreciados nesta região duriense: as Cavacas de Resende. Este relato é referido num Jornal da época, que ainda salienta o seguinte: “Logo de manhã as doceiras estendiam sobre a toalha, toda franjada de rendas, vários doces muito cobertos de açúcar que despertavam a gulodice dos romeiros”.


Não havia quem resistisse àquele pregão e muito menos às Cavacas! Nessa época, eram feitas em diversos locais do concelho, nomeadamente Felgueiras, Vinhós, Lages e Corvo e eram vendidas nas feiras, festas e romarias. Na Páscoa, este doce era oferecido como folar e no Natal, havia a tradição dos caseiros oferecerem cavacas aos patrões, colocadas em “condessas” (pequenas cestas), épocas do ano em que a procura aumentava e as doceiras “não tinham mãos a medir”, muitas vezes trabalhando dia e noite. Hoje, as Cavacas encontram-se à venda durante todo o ano em quase todos os cafés, pastelarias e restaurantes do concelho e, como a sua confeção é aparentemente fácil, há muitas pessoas que as sabem confecionar, não correndo o risco de esta tradição acabar.

Quer ler mais?

Inscreva-se em tradicoesdoces.com para continuar lendo esse post exclusivo.

5.266 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page