top of page

Cavacas de São Gonçalinho

Porções: 15 unidades

Tempo de Preparo: 90 minutos

Tempo de Cozedura: 20 minutos

Dificuldade: Moderado

 

Aprenda aqui a fazer as famosas cavacas de São Gonçalinho, típicas de Aveiro. Durante os 4 ou 5 dias de festas em janeiro, em que são pagas diversas promessas feitas a São Gonçalinho, é tradição atirar as cavacas do cimo da capela no bairro da Beira-Mar, enquanto centenas de pessoas as tentam apanhar com redes e guarda-chuvas. Estas cavacas são comercializadas todo o ano por algumas pastelarias locais e em pequenas bancas de vendedoras no centro da cidade de Aveiro.

De origem portuguesa, São Gonçalo terá vivido nos séculos XII-XIII. Pensa-se que nasceu a 1190 (perto de onde hoje se situa Vizela) e viria a falecer já em Amarante. Cedo mereceu a devoção popular fruto de uma vida ascética e de pregação. Cerca de vinte anos passados sobre a data apontada para o seu falecimento (10 de Janeiro de 1259) já, em Amarante, lhe é dedicada uma Igreja. Prova é, o mais antigo documento que se refere a São Gonçalo, um testamento de 18 de Maio de 1279, onde são legados bens à Igreja de São Gonçalo de Amarante. Existem ainda outros vários documentos e escritos sobre a figura de São Gonçalo e o seu culto.

O São Gonçalinho de Aveiro, nome carinhoso pelo qual é conhecido, surgirá nesse contexto acrescido pelas suas virtudes e atributos de santo casamenteiro, protetor de doenças ósseas e das gentes do bairro da Beira-Mar.


Receita de Cavacas de São Gonçalinho

Quer ler mais?

Inscreva-se em tradicoesdoces.com para continuar lendo esse post exclusivo.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page