Pectina Caseira
Porções: 1 litro
Tempo de Preparo: 30 minutos
Tempo de Cozedura: 15 minutos
Dificuldade: Fácil
Aprenda aqui a fazer pectina caseira, uma fibra solúvel encontrada em frutas e verduras com usos diversos, muito útil em pastelaria e no fabrico de doces e geleias.
A pectina é um polissacarídeo ramificado, uma fibra solúvel encontrada em frutas e verduras.
As principais fontes para a produção comercial são os resíduos das indústrias de sumo de maçã e de citrinos. A sua graduação é a medida do seu poder de gelificação, dada geralmente em graus SAG, que são o número de gramas de sacarose que é capaz de gelificar uma grama de pectina, formando um gel de consistência padronizada em condições determinadas.
A pectina é um produto com usos diversos, muito útil em pastelaria e no fabrico de doces e geleias, pois a gelificação rápida a alta temperatura mantém os pedaços de frutas bem distribuídos. A pectina caseira pode ser preparada com a parte branca da laranja, triturada e fervida com água na presença de ácido cítrico ou sumo de limão.
A pectina, quando aquecida em contato com o açúcar (inclusive com o açúcar naturalmente encontrado nas frutas, a frutose) e um ácido (normalmente sumo de limão), forma um gel que tem a propriedade de espessar compotas, geleias, cremes e massas, proporcionando a textura ideal.
A concentração de pectina pode variar o tipo de fruta e conforme o momento em que a fruta é colhida, sendo que quando a fruta está perfeitamente madura, nem verde, nem passada, é o momento em que tem a maior quantidade. É facilmente extraída da polpa de maçã e de cascas de frutas cítricas, além da polpa da beterraba entre outros frutos.
A pectina tem propriedades muito benéficas para o organismo. As fibras são fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestivo, e a pectina tem atuação importante neste aspeto.
Alguns dos benefícios:
Diminui a pressão arterial;
Diminui os níveis de colesterol;
Impede a absorção de substâncias tóxicas pelo organismo;
Facilita o trânsito intestinal;
Funciona como alimento para as bactérias benéficas do intestino;
Ajuda a controlar a glicemia, isto é, o açúcar do sangue.
Muitas pessoas tem o hábito de consumir regularmente a pectina, tendo em vista todos estes benefícios.
É possível “fazer” a pectina em casa ou comprá-la pronta.
Como usar a pectina?
A pectina comercial é um pó branco extraído de frutas e deve ser muito bem misturado no açúcar para não formar grumos durante a coação.
Usualmente, a quantidade de uso recomendada é na proporção de 100 gr de pectina por cada 500 gr de açúcar.
INGREDIENTES
1,2 kg de maçãs verdes
1,25 L de água
PREPARAÇÃO
Cortar as maças em pedaços médios, com casca, mas sem os caroços.
Leve ao lume médio com a água até a maçã ficar bem macia, cerca de 40 minutos.
Passar a maça por um peneiro de rede fina até escorrer bem, ou colocar num lençol/pano fino e apertar bem. De preferência deixar a escorrer de um dia para o outro.
O extrato que irá sair é a pectina.
Deixar arrefecer por completo e reservar dentro de um frasco/recipiente esterilizado e devidamente tapado.
Espero que goste!
Deixe um like, partilhe e se tiver dúvidas coloque nos comentários!
Hozzászólások