top of page

Cordeiro ou Cabrito

Aproxima-se o dia de Páscoa, onde a carne de cordeiro e cabrito é a favorita de muitos portugueses! No entanto, são muitos aqueles que não sabem destingir uma carne da outra e por vezes nem o animal…

Tanto a carne de cordeiro como a de cabrito são carnes vermelhas magras que requerem algum cuidado a cozinhar, nomeadamente cozedura lenta em baixa temperatura para manterem as suas propriedades e ficarem macias e suculentas! Deixo aqui uma explicação com as principais diferenças entre os animais e carnes.


Diferença entre carnes de Caprinos e Ovinos, nomeadamente Cordeiro e Cabrito


Cabra, Bode e Cabrito (caprinos):

  • O cabrito é a carne de um animal jovem, filho da cabra e do bode, com idade entre 1 e 3 meses. A carne de cabrito é mais clara e tem um sabor mais suave e adocicado do que a carne de borrego ou cordeiro. É recomendado que a carne de cabrito seja cozinhada em baixa temperatura, mas em menos tempo que a carne de cabra ou bode, para ficar macia e suculenta.

  • A cabra é a fêmea adulta e a sua carne é magra e mais suave e macia do que a carne de bode, com um sabor único e característico. Por ser uma carne mais magra, é importante ter cuidado ao cozinhá-la para evitar que fique seca e dura. É recomendado que a carne de cabra seja cozinhada lentamente e em baixa temperatura, durante um longo tempo, para ficar macia e suculenta.

  • O bode é o macho adulto e a sua carne é magra, mas mais gordurenta que a carne de cabra ou cabrito e é conhecida por ter um sabor forte e característico, que pode variar de acordo com a idade e alimentação do animal. É uma carne bastante fibrosa e mais difícil de cozer em relação a outras carnes vermelhas, por isso, é importante que seja cozinhada lentamente e em baixa temperatura, durante um longo tempo para que fique macia e suculenta.


Ovelha, Carneiro, Cordeiro (anho), Borrego (ovinos):

  • Um cordeiro tem entre 3 e 7 meses, é filho da ovelha e do carneiro e a sua carne é suculenta, vermelha ou rosada e mais macia do que a carne de borrego ou cabrito.

  • O borrego é um cordeiro com 7 a 15 meses, a carne é macia, mas de um vermelho mais forte e é mais saborosa do que a carne do cordeiro mais jovem.

  • O carneiro é o macho adulto, a carne é mais escura e mais dura, mas pode ser usada em pratos que precisam de um sabor mais intenso, mas requer mais tempo a cozinhar em baixa temperatura.

  • A ovelha é o ovino fêmea, dos 7 meses até o primeiro parto, 12 a 24 meses, a sua carne é magra e a sua textura depende da idade. A carne de ovelha mais jovem é geralmente mais macia e suave, enquanto a carne de uma ovelha mais velha pode ser mais fibrosa e firme. É importante que seja cozinhada lentamente e em baixa temperatura, durante um longo tempo para que fique macia e suculenta.

 

Espero que goste!

Deixe um like, partilhe e se tiver dúvidas coloque nos comentários!



1.116 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page