top of page

Massa Folhada para Pastéis

Porções: 50 formas

Tempo de Preparo: 40 minutos

Dificuldade: Fácil

 

Aprenda neste vídeo a fazer massa folhada para forrar formas destinadas a pastéis de nata, pastéis de feijão, pastéis de amêndoa, pastéis de coco, empadas, entre outros.


Receita de massa folhada para forrar formas destinadas a pasteis de nata, pasteis de feijão, pasteis de amêndoa, pasteis de coco, empadas, entre outros.


INGREDIENTES

  • 750 gr de farinha 55 (sem fermento)

  • 8 gr de sal fino

  • 400 ml de água fria

  • 500 gr de margarina para folhados/pastel de nata


NOTAS

  • A massa folhada pode ser feita com margarina de folhados, margarina de pastel de nata/croissant ou manteiga seca, também conhecida como "manteiga de tourage (no francês) ou manteigas tipo AOP Poitou Charentes.

  • Para saber distinguir uma manteiga seca têm de verificar se a manteiga possui teor de gordura acima de 82%.

  • Ao usar manteiga em blocos, esta deve ser primeiro espalmada com ajuda de um rolo de massa, colocando a manteiga entre duas folhas de papel siliconizado. Depois de espalmada, deve ir ao congelador, embrulhada no papel, durante pelo menos 1 hora antes de utilizar no folhado.



 

PREPARAÇÃO

  1. Misturar a farinha com o sal, adicionar a água e amassar até obter uma massa uniforme e lisa, sem que ganhe liga.

  2. Transferir a massa para uma bancada enfarinhada, tapar com um plástico e deixar descansar 10 minutos.

  3. Esticar a massa com o sobro do tamanho da placa de margarina, colocar a margarina no centro e cobrir com as pontas de massa.

  4. Bater um pouco a massa com o rolo.

  5. Esticar a massa grossa e sem rasgar e dar uma volta simples.

  6. Deixar a massa descansar 10 minutos, repetir o processo mais uma vez para ter duas voltas simples e deixar descansar mais 10 minutos.

  7. Esticar a massa ao comprido, com espessura de 1 cm, borrifar ou pincelar a massa com água e enrolar, apertando bem com os dedos.

  8. Colocar os rolos num tabuleiro, tapar bem com um plástico ou película aderente e reservar no frio, no mínimo uma hora antes de utilizar.

  9. Na hora de forrar as formas, retirar os rolos do frio, deixar perder o frio à temperatura ambiente, esticar um pouco os rolos com as mãos até ficarem com o diâmetro um pouco inferior em relação à base das formas que for usar nos pastéis e cortar em rodelas com cerca de 2 cm de largura, conforme o tamanho das formas.

  10. Colocar uma rodela de massa em cada forma, deixando o lado do corte virado para cima.

  11. Com os polegares molhados em água, fazer um buraco no centro da massa sem chegar ao fundo e puxar as bordas da massa para cima, rodando a forma conforme se vai puxando a massa, até ficar bem forrada e com um rebordo de massa a toda a volta da parte superior da forma.

  12. Tapar as formas com um plástico, deixar descansar no frio no mínimo duas horas e utilizar no prazo de 24 horas.

 

Espero que goste!

Deixe um like, partilhe e se tiver dúvidas coloque nos comentários!


3.343 visualizações3 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

Brigadeiros

3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Maria  Fidalgo
Maria Fidalgo
Oct 04, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Obrigada fiz a massa seguindo todas a instruções direitinho e dessa vez deu super certo!!

Like

Maria  Fidalgo
Maria Fidalgo
Sep 26, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Obrigada pela receita mas gostava de saber por que que quando eu coloco a massa folhada na forma do pastel e levo ao forno ela instantâneamente encolhe para dentro da forma fazendo com que o pastel fique deformado se puder me tirar essa dúvida agradeço muito ainda não encontrei ninguém que consiga me explicar pq isso acontece.

Like
Tradições Doces
Tradições Doces
Sep 26, 2023
Replying to

Bom dia.

Isso só acontece quando a massa não teve o devido descanso (deve descansar em cada volta, depois de feita e depois de forrar as formas, no frio), quando tem voltas a mais ou quando a farinha utilizada não é a indicada. Massa folhada pré-comprada do mercado encolhe porque tem voltas a mais. Se utilizar uma farinha mais grossa, como a farinha do tipo 65, encolhe. Se forrar as formas com a massa, não deixar descansar no frio algumas horas e encher de imediato e cozer, encolhe.

Espero ter ajudado!

Cumprimentos,

Like
bottom of page