Merengue Francês
Porções: 0,4 kg
Tempo de Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozedura: 10 minutos
Dificuldade: Fácil
Aprenda aqui a fazer este merengue (em inglês: meringue e em francês: la meringue), uma preparação base de pastelaria e confeitaria, perfeita para fazer suspiros, pavlovas e decorações, que consiste em clara de ovo batida com sumo de limão ou cremor tártaro e açúcar.
Há três tipos de merengue que variam bastante em textura e utilização: o merengue francês, o merengue italiano e o merengue suíço.
A adição de açúcar é o que transforma as claras em neve num merengue brilhante e estável. A proporção de açúcar para clara de ovo pode variar de 1:1 a 1:2. Por exemplo: 100 gr de claras por 100 gr de açúcar ou 100 gr de claras por 200 gr de açúcar. Quanto maior a quantidade de açúcar, mais corpo terá o merengue e mais crocante será quando cozido.
O merengue francês (em inglês: French meringue e em francês: la meringue française) é uma preparação muito delicada, elaborada com claras de ovos cruas e açúcar. As claras são batidas até ficarem espumosas , o suficiente para formar picos suaves. De seguida, o açúcar é adicionado pouco a pouco.
Quanto mais tempo você bater a mistura de claras de ovo com açúcar, mais fácil será moldar o merengue, pois o merengue ficará mais firme e a textura será mais fina.
Qual o melhor tipo de açúcar para o preparo do merengue francês?
O açúcar granulado comum não se dissolve completamente durante o preparo do merengue francês, o que resultará numa textura um pouco arenosa. Por isso, muitas receitas utilizam uma combinação de açúcar granulado e açúcar em pó (confeiteiro). O açúcar em pó deve ser pesado em balança para evitar erros na receita, tendo em conta que este é mais leve que o açúcar granulado, devido à adição de amido.
INGREDIENTES
125 gr de claras
125 gr de açúcar refinado
125 gr de açúcar em pó
1 colher (de chá) de sumo de limão
PREPARAÇÃO
Bater as claras com o sumo de limão, em velocidade média, até começarem a esbranquiçar e formar espuma.
Adicionar o açúcar refinado, pouco a pouco, batendo sempre.
Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o açúcar em pó, batendo sempre.
Bater em velocidade alta até obter um merengue firme e brilhante.
NOTAS
Este merengue têm pouca estabilidade e deve ser usado de imediato.
O sumo de limão pode ser trocado por cremor tártaro ou vinagre.
Para usar apenas açúcar refinado, é necessário aquecer as claras com o açúcar em banho-maria, mexendo sempre com umas varas até ficar morno (80ºC).
Pontos Cruciais para o Merengue dar certo:
As claras não podem conter vestígios de gema e devem estar à temperatura ambiente na hora de usar.
Os utensílios devem estar bem limpos e secos.
Ovos frescos são melhores para fazer merengue.
Espero que goste!
Deixe um like, partilhe e se tiver dúvidas coloque nos comentários!
Comments