top of page

Chantilly

Porções: 1,2 kg

Tempo de Preparo: 10 minutos

Dificuldade: Fácil

 

Aprenda aqui a fazer chantilly ou chantili, originalmente um creme feito de natas ou creme de leite fresco, fortemente emulsionado, açucarado, podendo ter também um leve aroma de baunilha. Serve para recheio e cobertura de bolos, sobremesas, cafés, etc. Hoje em dia é também feito com creme vegetal ("natas" vegetais).


Receita de Chantilly ou Chantili


INGREDIENTES

  • 1 litro de natas (sem açúcar e bem frescas)

  • 200 gr de açúcar



PREPARAÇÃO

  1. Juntar as natas com o açúcar e bater em velocidade mínima durante 2 minutos, depois em velocidade média/alta até ficarem firmes, sem bater demasiado.

  2. Para aromatizar, adicionar uma colher de café de aroma de baunilha em pó ou líquido, ou sumo de limão.

NOTAS

Natas com açúcar incorporado basta bater até obter a textura desejada.


Utilizar natas de origem animal ou creme vegetal?

A resposta é simples, depende dos gostos e da opinião de cada um, mas existem vários motivos para escolher o creme vegetal se tiver atenção a determinados detalhes.

A nível profissional existem boas marcas de nata e de creme vegetal e os dois apresentam bons resultados.


As natas do mercado são quase sempre de origem animal e com baixa qualidade para fazer chantilly porque ganham pouca consistência.

Entre as natas temos as natas culinárias e as natas para bater, as natas culinárias, por terem uma percentagem de gordura mais baixa (inferior a 20% de gordura), são ideais para molhos e tempero. Não servem, por exemplo, para ferver, fazer chantilly ou bolos que na sua confeção usem altas temperaturas, devendo para esse propósito utilizar as natas para bater UHT, com percentagem ideal de matéria gorda (MG) entre os 25% a 35%.


A maioria das gorduras de origem animal é rica em ácidos gordos saturados, alguns prejudiciais à saúde, porque aumentam o "mau" colesterol (LDL) no sangue. O risco de desenvolver obesidade e doenças cardiovasculares é acrescido. Por isso, as gorduras vegetais costumam ser consideradas mais benéficas.

Nas gorduras vegetais, os ácidos gordos são sobretudo insaturados. Mas isso não significa que seja sempre assim. As gorduras de coco e de palma, por exemplo, incluem também quantidades significativas de ácidos gordos saturados, alguns entre os mais nefastos.

O segredo está em dar prioridade às gorduras com menor percentagem destes ácidos.

Fora as questões óbvias de saúde, o creme vegetal é preferível por muitos outros motivos.

Para mim o sabor é um dos mais importantes, nata animal têm uma textura mais gordurosa que se sente no paladar, já o creme vegetal têm um sabor mais suave e o seu rendimento é muito superior, têm maior estabilidade, levando a uma maior vida útil do produto, é mais estável à congelação e descongelação e em geral o nível de emulsão é muito superior.


Diferença entre Natas e Creme de Leite:

Natas em Portugal têm a mesma aplicação do creme de leite no Brasil, não se trata exatamente da mesma coisa, contudo, devido à similaridade entre os dois produtos, é possível fazer essa substituição sem que a receita fique fragilizada.

Embora o nome final seja diferente, o processo para a criação das natas e do creme de leite são idênticos. É nada mais do que o método de desnatação do leite através do processo da centrifugação.

O sabor pode ser ligeiramente diferente, contudo a textura e a cor serão muito semelhantes.

 

Espero que goste!

Deixe um like, partilhe e se tiver dúvidas coloque nos comentários!



3.563 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Praline

bottom of page