top of page

Jesuítas

Porções: 5 unidades

Tempo de Preparo: 60 minutos

Tempo de Cozedura: 25 minutos

Dificuldade: Fácil

 

Aprenda neste vídeo a fazer este maravilhoso pastel português! Apesar da sua origem não ser específica, este maravilhoso pastel de massa folhada, doce de ovo e açúcar, é obviamente um pastel muito adorado pelos Portugueses, com forte ligação a Santo Tirso e evidentes origens conventuais, sendo muito conhecido em todo o país.


Receita de Jesuítas

INGREDIENTES



PREPARAÇÃO


Cobertura (glacê real):

  1. Juntar a clara de ovo com o sumo de limão e o açúcar em pó e bater até formar um creme espesso e brilhante com relevo.

  2. A glacê deve ficar cremosa, mas não pode escorrer, caso esteja demasiado mole e fluída, acrescentar açúcar em pó aos poucos até obter a consistência desejada.

Montagem e cozedura:

  1. No caso de usar massa folhada tradicional, com três voltas simples e uma em livro, esticar uma tira de massa, dar mais uma dobra simples, deixar descansar um pouco e esticar finamente em formato retangular com cerca de 25 cm x 35 cm.

  2. Picar a massa folhada com um garfo ou pica massas.

  3. Com ajuda de uma espátula, cobrir metade da massa, ao comprido, com doce de ovo, deixando 1,5 cm de rebordo sem creme.

  4. Polvilhar o creme com um pouco de canela em pó, dobrar a massa folhada sem recheio por cima do creme, prensar o rebordo e aparar com uma faca de chef.

  5. Barrar por cima com a glacê real utilizando uma espátula para alisar a superfície.

  6. Com uma faca de chef molhada em água, cortar os Jesuítas em formato triangular, deixando sempre a parte maior com 8 cm e a mais pequena com pelo menos 3 cm.

  7. Colocar os jesuítas, relativamente separados, num tabuleiro forrado com papel siliconizado e deixar secar a glacê durante cerca de 15 minutos.

  8. Cozer no forno pré-aquecido a 170ºC, na última prateleira de baixo ou diretamente no lar, durante cerca de 25 minutos ou até o folhado se apresentar cozido e a glacê dourada.

  9. Retirar do forno, deixar arrefecer e servir!

 

Espero que goste!

Deixe um like, partilhe e se tiver dúvidas coloque nos comentários!



13.367 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Tamarês

bottom of page